+55 (19) 3272-5199

Desde 1976 oferecendo soluções em áudio profissional para sonorização, gravações ao vivo, projetos especiais e intercomunicação digital.

Santuário Nacional de Aparecida

História

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo. Por esse vale corre um rio de nome Paraíba, que foi palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil.

A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 03 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova.

Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.

Durante o mês de outubro -particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todos os recantos do Brasil visitam o Santuário Nacional, momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.

O Santuário Nacional acolhe milhões de visitantes, anualmente. Em 2014, 12.225.608 pessoas passaram pela Basílica. Com o lema “Acolher bem também é evangelizar”, trabalham no Santuário 33 missionários redentoristas, várias congregações religiosas femininas, mais de 800 voluntários e mais de 1.500 funcionários.

Projeto

O sistema antigo de sonorização da basílica contava com diferentes tipos de caixas acústicas dentre eles:

  • Caixas Acústicas de 10 ou 8 transdutores embutidas na alvenaria.
  • Caixas Acústicas de 10 falantes sobrepondo á alvenaria.
  • Caixas Acústicas com cornetas instaladas sobre a caixa.
  • Console de mixagem Analógica.
  • Cornetas instaladas na parte externa do santuário.

Devido as grandes dimensões do santuário e as características arquitetônicas do mesmo, este tem por característica acústica um tempo de decaimento de onda alto o que caracteriza um ambiente reverberante.

Um alto nível de reverberação é prejudicial ao sistema de sonorização uma vez que prejudica a inteligibilidade do conteúdo reproduzido.

Outro fator importante que deveria ser considerado é que o sistema não agredisse a arquitetura do local.

Todo o sistema controle estava sendo feito através de um único console, suscetível a falhas.

A partir dessas premissas, foi possível estabelecer um padrão de projeto extremamente tecnológico e baseado nas últimas tecnologias para o santuário.

Métodos

O sistema proposto se caracteriza pela captação e distribuição de sinais de áudio nos diversos ambientes que compõem o complexo do Santuário, incluindo a tribuna norte, o templo principal, a marquise e o shopping, além das áreas de estacionamento. Há também um sistema independente para o palco localizado no centro do shopping, capaz de comportar apresentações musicais.

Para vencer tais obstáculos foi definido que para o interior da igreja o mais adequado seria o uso da tecnologia de caixas acústicas Line Arrays de coluna que caracterizam-se por possibilitar um alcance maior do som propagado. Através do acoplamento das ondas sonoras de suas várias fontes pontuais é possível ao line array obter um nível de pressão sonora praticamente homogêneo ao longo da distância.

Empregando esta tecnologia obtemos uma maior direcionalidade do som projetado, evitando reflexões indesejadas o que diminui o efeito das reverberações do local possibilitando melhores níveis de inteligibilidade.

Sistema externo - Salas técnicas

Estas salas, três no total, serão instaladas visando o recebimento dos sinais vindos da sala de controle. Devido às longas distâncias entre as salas estes serão transmitidos por fibra óptica no formato multicanal CobraNet, que será recebida por switches HP 2915-8G-PoE, responsáveis pela conversão para cabos de rede.

Foi necessário um novo processador para transmitir os dados de áudio para os amplificadores.

Desta forma, os sinais chegarão aos Bose ESP-88, localizados um em cada sala. Nestas unidades, serão instaladas placas ControlSpace CobraNet I/O, permitindo que os processadores decodifiquem o sinal digital em áudio analógico, além de processá-lo.

Após esse processo o sinal é enviado para os amplificadores e para as caixas acústicas que estão distribuídas na área externa.

Sistema de palco

No palco localizado no centro do shopping existia a necessidade de instalação de um sistema que possa atender a apresentações musicais a serem realizadas no local. A distribuição destes conteúdos seria necessária apenas neste local, o que significa que o sistema pode ser independente do restante do santuário, não sendo conectado ao sistema de fibra óptica como nas demais áreas.

Sendo assim, tornou-se necessário instalar um novo mixer, para controle dos microfones para voz e instrumentos a serem utilizados neste ambiente. Foi especificado o modelo 01v96 da Yamaha. Trata-se de um equipamento compacto, porém com inúmeras possibilidades de roteamento e processamento dos sinais de áudio, capaz de lidar com as necessidades específicas deste sistema.

Da mesa, os sinais vão direto para os dois PM8500N instalados no mesmo rack, que por sua vez alimentam as caixas LT 9402 WR, instaladas na coluna central. Considerando que o sistema visa à reprodução de conteúdo musical, torna-se necessária a instalação de caixas para reforço nos graves, o que será feito com duas MB24 da Bose. Trata-se de caixas tipo subwoofer, projetadas para reprodução de frequências entre 40 e 280 Hz, indicadas para uso com caixas da série LT.

Equipamentos

Resultado