+55 (19) 3272-5199

Desde 1976 oferecendo soluções em áudio profissional para sonorização, gravações ao vivo, projetos especiais e intercomunicação digital.

Igreja Nossa Senhora do Brasil

História

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil foi fundada em 1940, pelo segundo arcebispo de São Paulo, Dom José de A. Fonseca e Silva, no bairro Jardim América.

A construção da igreja matriz foi decidida em reunião no Banco Comercial do Estado de São Paulo. A comissão executiva era presidida pelo então deputado P. João Batista de Carvalho, tendo como secretário Emanuel Whitaker e como tesoureiro Alcides Vidigal. A comissão de honra era integrada por figuras ilustres como o Dr. Cásper Líbero, Nadir Figueiredo, Dr. Gabriel Monteiro da Silva e outros. A comissão de senhoras reunia figuras da alta sociedade como Adelina Lara Bueno, Ester Cardoso de Almeida, Luiza de Assunção Machado, Amélia Piza de Lara e outras.

A autoria do projeto inicial da igreja, em estilo colonial brasileiro modernizado, era de autoria do engenheiro George Przirembel, integrante da comissão de honra. Porém, o projeto que foi efetivamente executado é do arquiteto e professor Bruno Simões Magro, catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

As obras tiveram início em 1942, por iniciativa do vigário Monsenhor João Batista de Carvalho — também deputado estadual e jornalista —, em local cedido pela Prefeitura Municipal, numa área planejada para jardim pela Companhia City. Sua execução ficou a cargo da empresa Tavares Pinheiro S.A., sob direção do engenheiro Breno Tavares. Os trabalhos se prolongaram por quatorze anos, quando uma empresa especializada começou a belíssima decoração interna.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil é um dos templos mais elegantes da capital de São Paulo, com inspiração nos templos mineiros e com um interior que recorda belas igrejas portuguesas. Possui painéis de pastilha cerâmica que lembram a Igreja de São Basílio, em Moscou, e a balaustrada de suas torres remete a minaretes muçulmanos.

Fonte: http://www.nossasenhoradobrasil.com.br/paroquia

Projeto

A paróquia Nossa Senhora do Brasil apresenta características típicas da maioria das igrejas católicas brasileiras. Possui uma nave principal com cerca de 40 metros de comprimento por 12 metros de largura e um pé-direito máximo de 11 metros. Adjacente a nave principal existem naves menores, denominadas por:

  • Capela de São José;
  • Capela do Santíssimo;
  • Capela Sagrado Coração de Jesus;
  • Capela Santo Antônio, São Judas e Santa Teresa;
  • Capela Nossa Senhora Aparecida;
  • Antessala dos confessionários;
  • Antessala da Sacristia e;
  • Sacristia

Estes recintos são integrados a nave principal e juntos tem um volume total de 5.400 m³.

A realização do estudo eletroacústico do local a ser sonorizado facilita o projeto de sonorização do ambiente no sentido de mostrar ao projetista um norte para a especificação e posicionamento das caixas acústicas bem como dos possíveis materiais fono-absorventes empregados no recinto.

Métodos

Através do módulo Edit Project do software EASE, foi construído um modelo tridimensional da paróquia NSB. Este modelo possui razoável fidelidade com as dimensões reais da paróquia considerando-se o recinto que será analisado (nave principal + naves adjacentes).

As predições eletroacústicas são feitas com o auxílio da uma ferramenta computacional denominada EASE (Enhanced Acoustic Simulator for Engineer) que é capaz de mostrar em imagens tridimensionais os efeitos sonoros produzidos por uma determinada caixa acústica em uma dada superfície de análise. Assim, torna-se possível quantificar a energia sonora (acústica) que está sendo produzida e emitida para a região de interesse e o quanto de energia está sendo aproveitada e/ou desperdiçada (incidência em paredes, teto e piso).

Notamos pela figura acima que existe certa interferência na região central do plano de predição que chega a causar queda brusca no SPL. Contudo, se imaginarmos que esta região coincide com o corredor central da paróquia, o impacto é menos drástico.

A partir desta altura de 2,50m podemos proceder suas variações e também a variação da angulação da caixa.

Equipamentos